MARIONETAS GIGANTES DE MOÇAMBIQUE


O grupo  MARIONETAS GIGANTES DE MOÇAMBIQUE surgiu no contexto do projecto “Valorização nacional e internacional  das práticas artísticas de Moçambique e da Guiné-Bissau pela criação, formação e intercâmbio” (PAIC-PALOP) levado a cabo pelo Centro Cultural Franco-Moçambicano em Maputo, de 29 de Novembro a 23 de Dezembro 2011. 

Sob orientação de quatro elementos da Companhia francesa Les Grandes Personnes www.lesgrandespersonnes.org, artistas moçambicanos, bissau-guineenses, sul-africanos e franceses trabalharam juntos para a criação de máscaras e marionetas gigantes que deram origem ao espectáculo de rua apresentado nas imediações de dois mercados populares da cidade de Maputo.




Com o objectivo de dar continuidade ao projecto, os participantes estabeleceram o nome MARIONETAS GIGANTES DE MOÇAMBIQUE como o nome a dar ao grupo que reúne os artistas moçambicanos que pretendem dar seguimento à formação adquirida, bem como manter vivas as personagens criadas através da aplicação de novas técnicas no seu próprio trabalho artístico e através de eventuais formações e novas apresentações públicas a realizar. O grupo pretende continuar a colocar em prática os conhecimentos e experiência adquiridos partilhando-os com cada vez maior quantidade de público, oferecendo formações, apresentando espectáculos e criando novas ideias em conjunto, levando as técnicas de criação e construção de cabeçudos, máscaras e marionetas gigantes ao público moçambicano. 



2 comentários:

  1. PRECISAMOS IMPLANTAR ESTA TÉCNICA AQUI.

    ResponderEliminar
  2. buenos días. Mi nombre es Paz Gómez y soy antropóloga y tutora en la UNED. Me gustó mucho su trabajo y quería pedir permiso para compartir una fotografía de las marionetas gigantes en los materiales de un curso de experto universitario en patrimonio inmaterial.

    ResponderEliminar